Page is loading...

A Piedade e sua Necessidade num Muçulmano

Disse o Mensageiro de Deus (S): “As duas coisas que mais farão as pessoas ingressarem no Paraíso são o temor a Deus e o bom caráter”.

Bihar al-Anwar, vol. 71, p. 373

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quando vos propuserdes a fazer alguma coisa, reflitais sobre as suas conseqüências. Se isso for benéfico para a vossa evolução e desenvolvimento, fazei-o, mas se nele houver extravio, abandonai-o”.

Bihar al-Anwar, vol. 77, p. 130

Perguntaram ao Imam as-Sadiq (A) a respeito do significado de Taqwa (piedade, temor a Deus), ao que ele respondeu: “Taqwa significa que Ele não deixe de vos encontrar no lugar onde Ele vos ordenou estar e que Ele não vos veja no lugar onde Ele vos proibiu de estar”.

Safinat al-Bihar, vol. 2, p. 678

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Vós deveis ter para com Deus um pudor similar ao que vós tendes ante um homem piedoso dentre os vossos parentes”.

Mustadrak Al-Wasa'il-ash Shi'ah, vol. 8, p. 466, n.10027

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Que boa barreira contra as paixões de um indivíduo é o feito de recatar o seu olhar”.
Ghurar al-Hikam, p. 321

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali para o Imam al-Hasan e o Imam al-Husayn (que a paz esteja com eles) quando Abdur Ibn Muljam o golpeou (fatalmente com uma espada): “Eu vos aconselho o temor a Deus, que não procureis (os prazeres) da vida terrena ainda que esta vos procure. Não lamenteis por nada que vos tenha sido negado neste mundo. Dizei a verdade e realizei boas ações à procura da recompensa divina. Sede inimigo dos opressores e auxiliai os oprimidos”.

Nahj-ul-Balagha, carta 47

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Eu vos aconselho o temor a Deus, Ó filho meu, cumprir a Sua ordem, preencher o vosso coração com a recordação d’Ele, e agarrar-se a Seu barbante, visto que, que cordão mais firme pode existir que aquele que tem lugar entre Deus e vós, se é que chegas a agarrar-se a ele?”.

Nahj-ul-Balagha, carta 31

Abu Usamah disse que havia ouvido do Imam as-Sadiq (A): "Deveis ter temor a Deus, piedade, esforço, dizer a verdade, honestidade no depositado em confiança, bom caráter e ser bom vizinho. Convidai (os outros) até vós, mas não com vossas palavras (e sim com vossos atos). Sede ornamentos e não uma desonra para nós. (Eu vos aconselho) a prolongar a inclinação e a prostração, pois certamente, quando um dentre vós prolonga a inclinação e a prostração, Satanás chora por detrás dele e diz: ‘Que desgraçado! Ele obedeceu e eu desobedeci. Ele prostrou-se e eu me recusei a fazê-lo’”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 77

Disse o Imam ‘Ali ibn Al-Husayn (A): "Atenção! Por certo que os amigos de Deus não terão temor nem se atribularão se eles observarem as obrigações de Deus, seguirem as tradições do Mensageiro de Deus (S), evitarem as coisas proibidas por Deus, serem piedosos no tocante à beleza da vida terrena e ávidos por aquilo que está junto a Deus, se esforçarem por conseguir o Seu sustento dentre aquilo que é puro e decidirem não se gabarem ou acumular riqueza, mas doarem e darem o donativo obrigatório. Em verdade, esses são aqueles cujos rendimentos são divinamente abençoados e serão recompensados por aquilo que eles apresentaram para as suas vidas no mais além”.

Bihar al-Anwar, vol. 69, p. 277

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Certamente, os seres humanos, desde Adão até hoje, são iguais aos dentes de um pente. Não há superioridade do árabe sobre o não-árabe, nem do branco sobre o negro, senão em piedade”.

Mustadrak al-Wasa'il

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Certamente, uma pequena ação que encerra piedade é melhor que várias ações sem temor a Deus”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 76

Share this page