Page is loading...

As Características Aceitáveis

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Acaso eu ainda não vos informei quem é o crente (verdadeiro)? É aquele a quem os crentes confiam os seus bens e as suas vidas. Acaso eu ainda não vos informei quem é o muçulmano? É aquele de quem os muçulmanos estão a salvo de sua mão e de sua língua... E está proibido que um crente oprima outro crente, ou o humilhe, ou o calunie ou o rejeite subitamente”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 235

Disse o Imam as-Sadiq (A): “O crente não deve estar numa reunião onde as leis de Deus são desobedecidas e ele não esteja numa posição de modificar isso”.

Usul al-Kafi, vol. 2, p. 374

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Aquele que habitualmente diz a verdade terá as suas ações purificadas; aquele cuja intenção é boa, Deus aumenta o seu sustento; e aquele que trata bem os membros da sua família, Deus prolonga o seu tempo de vida”.

Al-Khisal, vol. 1 p. 88

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Um homem apresentou-se ao Profeta pedindo que ele lhe ensinasse uma ação que fizesse que tanto Deus, o Exaltado, e as pessoas o amassem, seus bens se multiplicassem, o seu corpo se tornasse saudável, seu tempo de vida se prolongasse e que ele fosse ressuscitado junto a ele (o Profeta).

Então, ele (S) disse: ‘Essas são seis virtudes que necessitam de seis qualidades: se desejas que Deus o ame, temei-O e resguarda-te dos pecados; se desejas que as pessoas o amem, sede benevolente para com elas e afastai-vos do que as mesmas possuem; se desejas que Deus multiplique os seus bens, pagai o zakat dos mesmos; se desejas que Deus mantenha saudável o teu corpo, fazei caridade com mais freqüência; se desejas que Deus prolongue a tua vida, mantenhas boas relações com teus parentes; se desejas que Deus te ressuscite junto a mim, prolongai tuas prostrações ante Deus, o Uno, o Dominador’”.

Safinat al-Bihar, vol. 1, p. 599

Disse o Imam ar-Rida’ (A), o oitavo Imam: “O muçulmano não é um verdadeiro muçulmano a menos que nele se encontre três virtudes: uma tradição do seu Senhor, uma tradição do seu Profeta e uma tradição do seu Imam. A tradição do seu Senhor é guardar seus segredos visto que disse Deus, Imponente e Majestoso: ‘Ele é Conhecedor do desconhecido e não revela os Seus segredos a quem quer que seja, salvo a um mensageiro que tenha escolhido’ ( 72: 26-27).

A tradição do seu Profeta consiste em ser cordial com as pessoas, visto que Deus, Imponente e Majestoso, ordenou o Seu Profeta a ser cordial com as pessoas: ‘Conserva-te indulgente, recomenda o bem e afasta-te dos ignorantes’ (7: 199).

A tradição do seu Imam consiste em ter paciência ante o infortúnio e a adversidade, visto que Deus, Imponente e Majestoso, disse: ‘... e os que são pacientes no infortúnio e na adversidade’ (2: 177)”.
'Uyun al-Akhbar ar-Rida, vol.1, p.256

Disse o Imam al-Jawad (A): “O crente necessita de três virtudes: o êxito da parte de Deus, ser admoestador de si próprio e aceitar o (bom) conselho de quem o dá”.
Muntah-al-'Amal, p.229

‘Ali ibn Al-Husayn (A), o quarto Imam, foi certa vez perguntado como ele, o filho do Mensageiro de Deus, iniciava cada manhã e ele (A) respondeu: “Eu começo cada manhã enquanto me são requeridas oito qualidades: Deus, o Exaltado, me requere levar a cabo os preceitos; o Profeta (S) me requere sua tradição (Sunnah); a família me requere o sustento diário; a alma me requere satisfazer as paixões terrenas; Satanás me requere cometer pecado; os dois anjos protetores me requerem virtuosidade; o anjo da morte me requere o espírito; e a tumba me requere meu corpo. É assim que me encontro requerido entre essas questões”.

Bihar al-Anwar, vol. 76, p. 15

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Certamente tudo é intimidado por um crente porque a religião de Deus o faz ser poderoso e ele não é intimidado por nada, sendo isso uma característica de todo crente”.

Bihar al-Anwar, vol. 67, p. 305

Share this page