Page is loading...

Os Seguidores da Ahlul Bayt e suas Características

Imam Muhammad al-Baqir (A) disse a Jabir: “Ó Jabir! Acaso é suficiente para o que professa o xiismo sustentar amor por nós, a Ahlul Bayt? Por Deus, não são nossos seguidores senão aqueles que temem a Deus e Lhe obedecem! Ó Jabir! Estes não são conhecidos senão pela humildade, submissão, honestidade, louvar muito a Deus; pelo jejum, oração, benevolência para com os pais, assistência ao pobre, ao necessitado, ao endividado e aos órfãos; por dizerem a verdade, recitar o Alcorão, não falar das pessoas senão o bem e serem dignos de confiança dos seus familiares em qualquer assunto...”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 74

Narrou Sulaiman ibn Mahran: Fui ver Imam as-Sadiq e com ele se encontrava um grupo de xiitas e eu o escutei dizer: “Ó comunidade de xiitas! Sede um ornamento para nós e não uma desonra em nossa conta. Dirigi-vos às pessoas com benevolência, protegei vossas línguas e resguardai-a de conversa excessiva e discurso ofensivo”.

Al-Amali, p. 142

Disse Imam as-Sadiq (A): “Certamente, nós apreciamos quem é inteligente, sábio, compreensivo, cordial, paciente, confiável e crente. Por certo que Deus, Imponente e Majestoso, favoreceu os profetas com as mais elevadas virtudes, assim pois, que aquele que as possui louve a Deus por isso e que aquele que não as possui que chorai e rogai a Deus, Imponente e Majestoso, pelas mesmas”. Jabir perguntou: “Que eu seja sacrificado por ti! E quais são (essas elevadas virtudes)?”. O Imam respondeu: “São a piedade, satisfação, paciência, gratidão, clemência, modéstia, generosidade, coragem, entusiasmo, benevolência, veracidade e honestidade no depositado em confiança”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 56

Disse o Imam al-Baqir (A): “Quem obedece a Deus é nosso amigo e quem O desobedece é nosso inimigo”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 75

Share this page