Page is loading...

O Pecado e os seus Efeitos

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Não mireis a miudeza do pecado, mas olhai contra Quem pecastes”.

Bihar al-Anwar, vol. 77, p. 79 & Mustadrak Al-Wasa'il, vol. 11, p. 330

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Quem deseja saber a sua posição ante Deus, que veja qual é a posição de Deus ante ele quando se encontra cometendo pecado. Tal é a sua posição ante Deus, Bendito e Exaltado seja”.

Bihar al-Anwar, vol. 70, p. 18

Imam as-Sadiq (A) se dirigiu a um grupo de pessoas e lhes perguntou porquê eles irritavam o Mensageiro de Deus. Alguém perguntou ao Imam como eles o faziam e ele (A) respondeu: “Acaso não sabeis que vossas ações são reportadas a ele (S)? Quando ele (S) observa um pecado contra Deus dentre elas, ele (S) se aborrece. Assim, pois, não aborrecei o Mensageiro de Deus, mas agradai-lhe”.

Usul al-Kafi, vol. 1, p. 219

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “A pouca indulgência é o pior dos defeitos e precipitar-se na vingança está (entre) os maiores pecados”.

Ghurar al-Hikam, p. 235

Asbaq ibn Nabatah narrou do Imam ‘Ali (A) que narrou do Profeta (S): “Quando a ira de Deus, Imponente e Majestoso, recai sobre uma comunidade, mas ainda assim não envia sobre ela um castigo, os preços (das mercadorias) aumentam, seu período de vida diminui, seus comerciantes não obtêm lucros, seus frutos não serão abundantes, seus rios não se encherão, sua chuva será retida e os corruptos obterão domínio sobre eles”.

Al-Khisal, vol. 2, p.360

Imam al-Baqir (A), o quinto Imam, disse que encontrou no livro de Amir al-Mu’minin ‘Ali (A) que disse que o Profeta Sagrado (S) havia dito: “Quando o adultério se manifesta (abundantemente numa sociedade), aumenta (o número) de morte súbita; quando há fraude, Deus lhes aflige com perda e escassez; quando as pessoas deixam de pagar o zakat, a terra retém suas bênçãos de plantas, frutos e toda a classe de minerais; quando eles se desviam das normas (divinas), estão cooperando no pecado e na iniqüidade; quando eles quebram as suas promessas, Deus faz com que seus inimigos lhes subjuguem; quando eles cortam os laços com os parentes, as riquezas serão postas nas mãos dos maus; quando não ordenam o bem nem proíbem o ilícito e também não seguem os escolhidos da minha Ahlul Bayt, Deus faz com que os corruptos os subjugue de modo tal que os virtuosos dentre eles suplicarão, mas eles não serão respondidos”.

Safinat al-Bihar, vol. 2, p. 630

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “As lágrimas não se secam senão pela dureza dos corações e os corações não se endurecem senão pela abundância dos pecados”.

Bihar al-Anwar, vol. 70, p. 55
Disse Deus, Exaltado seja, a David (A): “Ó David! Dai boas-novas aos pecadores da Minha misericórdia absoluta, a qual abarca todas as coisas, de modo que não se desesperem da Minha misericórdia; e admoesta os benfeitores sobre o poder da Minha ira, de modo que não se ensoberbeçam por obedecer-Me, pois a soberba causa arrogância e esta é o maior de todos os pecados”.

Al-Ithna 'Ashariyyah, p. 59

Share this page