Page is loading...

O Conhecimento e a Virtude de Aprendê-lo

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quem procura o conhecimento é como o que jejua durante o dia e se mantém erguido durante a noite (rezando); certamente que uma área do conhecimento que o homem aprende é melhor para ele do que possuir (a montanha de) Abu Qubays em ouro e a gastar no caminho de Deus”.

Bihar al-Anwar, vol. 1, p. 184

Disse o Imam Zayn al-Abidin (A): “Se as pessoas soubessem o que há no feito de obter conhecimento, elas o procurariam mesmo que elas tivessem que fazer viagens e colocarem as suas vidas em perigo para obtê-lo”.

Al-Kafi, vol. 1, p. 35

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Não se adquire o conhecimento com a comodidade corporal”.

Gurar al-Hikam, p. 348

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Salvaguardai vossos escritos e livros, pois brevemente chegará uma situação em que precisareis deles”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 152

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Por certo que a perfeição da religião se encontra na obtenção do conhecimento e no feito de atuar segundo o mesmo e estejais certos de que a obtenção do conhecimento é mais obrigatória para vós do que a obtenção de riqueza”.

Al-Kafi, vol.1, p. 30

Disse o Imam al-Hasan (A): “Ensinai vosso conhecimento aos outros e (tentai) vós mesmos aprender o conhecimento dos outros”.

Bihar al-Anwar, vol. 78, p. 111

Disse o Mensageiro de Deus (S): “A virtude do conhecimento é mais amada por Deus que a virtude da adoração”.

Bihar al-Anwar, vol. 1, p. 167

Share this page