Page is loading...

Dizer Mentiras

Anas ibn Malik narrou do Mensageiro de Deus (S), o qual disse: “Aceitai seis coisas de mim que eu vos aceitarei no Paraíso: quando falais não mintais; quando prometeis não quebres a vossa promessa; quando (outros) confiarem em vós, sede honestos; recatai vossos olhares; guardai vossa modéstia; retenhais vossas mãos e línguas (do ilícito)”.

Khisal al-Saduq, p. 321

Disse Abu Muhammad al-Askari (A), o décimo primeiro Imam: “A perversidade foi colocada dentro de uma casa e a mentira foi disposta como a chave (da sua porta)”.

Bihar al-Anwar, vol. 72, p. 263

Disse o Imam as-Sajjad (A): “Evitai a mentira, tanto a pequena como a grande, seja em estado de seriedade ou brincando, pois quando uma pessoa mente sobre algo pequeno, se anima a fazê-lo sobre algo grande”.

Tuhaf al-Uqul, p. 201

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Aquilo que os vossos olhos vedes é verdade e aquilo que os vossos ouvidos ouvirdes é na maioria das vezes inverdade”.

Bihar al-Anwar, vol. 75, p. 196

Disse o Imam al-Baqir (A): “Certamente que Deus dispôs fechaduras para os vícios, e dispôs o vinho como chave dessas fechaduras, mas o vício da mentira é pior que o vinho”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 339

Disse o Imam ‘Ali ar-Rida’ (A): “Sejais verídicos e evitai a mentira”.

Bihar al-Anwar, vol. 78, p. 347

Share this page