Page is loading...

Dar no Caminho de Deus

Disse o Mensageiro de Deus (S): “A situação da minha comunidade continuará sendo boa enquanto eles forem fiéis (uns com os outros), retornarem os depósitos (aos seus legítimos donos) e derem o zakat (dos seus bens); mas se eles não cumprirem essas obrigações, serão afligidos com a fome e escassez”.

Wasa'il-ash Shia'ah, vol. 6, p.13

Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A) disse: “Ó filhos de Adão! Sede vosso próprio representativo no que concerne a sua propriedade e faças com ela tudo que quiserdes que seja feito com ela depois da sua morte”.

Nota: O significado é que se uma pessoa deseja que depois da sua morte uma porção da sua propriedade seja despendida em caridade, ela não deve esperar pela sua morte, mas deve gastá-la como ela desejar durante a sua vida, pois é possível que depois da sua morte os seus herdeiros não ajam de acordo com o seu testamento ou que ele não tenha nem mesmo a oportunidade de escrever um testamento.

Nahjul-Balagha, p. 512, dito 254

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Dai esmola e Curai vossos enfermos mediante a mesma, já que a esmola remove vossos infortúnios e enfermidades, assim como prolonga vosso período de vida e aumenta vossas recompensas”.

Kanz al-'Ummal, vol. 6, p. 371

É narrado do Profeta (S) que disse: “Quando eu ascendi ao céu, eu vi três linhas escritas na porta do Paraíso: a primeira linha dizia: ‘Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Eu sou Deus, não há divindade além de Mim, Minha Misericórdia precede a Minha ira’. A segunda linha dizia: Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. A esmola é reembolsada dez vezes, o empréstimo dezoito e manter o vínculo com os parentes trinta vezes’. A terceira linha dizia: ‘Quem conhece a Minha Posição e Minha Soberania nunca me acusará no concernente ao sustento’”.

Al - Ithna 'Ashariyyah, p. 85

Narrou Tawus ibn al-Yaman o seguinte: Escutei ‘Ali ibn al-Husayn (A) dizer: “Os sinais do crente são cinco”. Perguntei: “E quais são? Ó filho do Mensageiro de Deus!”. Ele disse: “O temor a Deus ao encontrar-se só, dar esmola num momento de escassez, a paciência ante a aflição, a indulgência num momento de ira e ser veraz ante o temor”.

Al-Khisal, p. 127

Share this page