Page is loading...

Ser Benevolente para com os Pais

Disse o Mensageiro de Deus (S): “A complacência de Deus está na complacência dos pais e Seu enfado se encontra no enfado de ambos”.

Mustadrak al-Wasa'il-ash-Shi'ah, vol. 15, p. 176

Disse o Imam as-Sadiq (A): “As melhores ações são: orações pontuais, benevolência para com os pais e lutar no caminho de Deus”.

Bihar al-Anwar, vol. 74, p. 85

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Aquele que deseja que Deus, Imponente e Majestoso, lhe mitigue a agonia da morte, que tenha boas relações com seus parentes e seja benevolente para com seus pais. Quando a pessoa age assim, Deus lhe facilita a agonia da morte e jamais lhe aflige com a pobreza neste mundo”.

Safinat al-Bihar, vol. 2, p. 553

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Quem mirar os seus pais com olhos de ódio, embora eles tenham sido injustos com ele, Deus não aceitará as suas orações (a menos que ele se arrependa)”.

Usul al-Kafi, vol. 2, p. 349

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Tratai com benevolência vossos pais, de modo que vossos filhos façam o mesmo convosco e atuai com pudor em relação às esposas dos demais, de modo que as vossas mulheres permaneçam pudicas”.

Al-Kafi, vol. 5, p. 554

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Certa feita, uma pessoa veio até o Profeta (S) e lhe perguntou acerca da benevolência para com os pais. Então, ele (S) respondeu: Sede benevolente para com vossa mãe, sede benevolente para com vossa mãe, sede benevolente para com vossa mãe; sede benevolente para com vosso pai, sede benevolente para com vosso pai, sede benevolente para com vosso pai; havendo começado com a mãe antes que com o pai”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 162

Os Direitos dos Filhos]

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Ó ‘Ali! Deus amaldiçoou os pais que fazem com que seus filhos sejam desobedientes, amaldiçoando-os”.

Wasa'il-ash-Shi'ah, vol.21, p. 290

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A) a um dos seus seguidores: “Não devoteis a maior parte da vossa atividade a vossa esposa e vossos filhos, haja vista que se vossa esposa e filhos são amigos de Deus, deveis saber que Deus não abandona os Seus amigos e se eles são os inimigos de Deus, então porque deveis vos preocupar e vos manterdes ocupados com os inimigos de Deus”.

Nahjul-Balagha, p. 536, dito 352

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Apressai-vos em ensinardes as tradições (da Ahlul Bayt) a vossos filhos antes que as pessoas corruptas vos precedam, corrompendo-os”.

Al-Kafi, vol. 6, p. 47

Disse o Imam as-Sadiq (A): “A benevolência do homem para com seu filho é como a sua benevolência para com seus pais”.

Man La Yahduruhul Faqih, vol. 3, p. 483

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “O direito do filho sobre seu pai é que ele lhe dê um belo nome, uma boa educação e lhe ensine o Alcorão”.

Nahjul Balagha, dito 399

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Ensinai a vossos filhos a natação e o tiro com arco”.

Al-Kafi, vol. 6, p. 47

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quando vossos filhos alcançarem sete anos, ensinai-lhes as orações; quando eles tiverem dez anos de idade, admoestai-os seriamente (para que eles a realizem) e separai os seus leitos de dormir”.

Kanz al-Ummal, vol. 16, n. 45330

Disse o Imam As-Sajjad (A): “O direito do vosso filho é que saibais que ele é proveniente de vós e que nesta vida passageira vos será relacionado o mal e o bem que realizar. Vós sois responsáveis pelo seu treinamento e finos ensinamentos, guiando-o a seu Senhor, Imponente e Majestoso, e o ajudando a obedecê-Lo. Portanto, estejais certo que se vós fizerdes um favor para seu filho, vós obtereis isso e se vós atuardes malvadamente contra ele, isso se voltará contra vós também”.

Man La Yahduruhul Faqih, vol. 2, p. 622

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Honrai vossos filhos e educai-os bem, assim, vós sereis perdoados por Ele”.

Bihar al-Anwar, vol. 104, p. 95

Share this page