Page is loading...

Comércio e Relações Sociais

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quem compra um gênero alimentício de necessidade pública e o armazena por quarenta dias procurando com isso o seu encarecimento no mercado muçulmano e, então o vende, ainda que dê toda a quantia em caridade ao pobre, isso não servirá de expiação para o que ele fez”.

Bihar al-Anwar, vol. 103, p. 89

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Quem comercia sem observar as respectivas normas islâmicas, (ao final) se vê enredado na usura (sem ter consciência disso)”.

Bihar al-Anwar, vol. 103, p. 93

Narrou o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A) que o Mensageiro de Deus (S) disse: “Quem pratica o comércio vendendo e comprando, que evite cinco coisas, pois do contrário, que não venda nem compre em absoluto: a usura, jurar, ocultar os defeitos da mercadoria, exaltá-la ao vender e denegrir ao comprá-la”.

Al-Khisal, vol. 1, p. 286

Imam al-Baqir (A), o quinto Imam, disse: “Quem procura o sustento neste mundo para não necessitar das pessoas, para prover os membros da sua família e para ser benévolo com os seus vizinhos, encontrará a Deus, Imponente e Majestoso, no Dia do Juízo, tendo a face tão brilhante quanto à lua cheia”.

Al-Kafi, vol. 5, p. 78

Share this page