Page is loading...

A Oração em Congregação

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Por certo que quando um dos Seus servos realiza a oração em congregação e Lhe roga algo que Ele não concede, Deus fica envergonhado até que Ele atenda (o pedido)”.

Bihar al-Anwar, vol. 88, p. 4

Imam ‘Ali ibn Musa ar-Rida’ (A), o oitavo Imam, disse: “A virtude da oração em congregação por sobre a oração individual é de mil ciclos de oração por cada ciclo”.

Bihar-ul-Anwar, vol. 88, p. 4 & Wasa'il-ash Shi'ah, vol. 8, p. 290

Disse o Mensageiro de Deus (S): “A oração em congregação de um homem é melhor que suas orações em sua casa por quarenta anos”.

Mustadrak al-Wasa'il, vol. 6, p. 446

Disse o Profeta (S): “Quanto à oração em congregação, por certo que as filas da minha comunidade na Terra são como as filas dos anjos no Céu, e um ciclo de oração em comunidade equivale a vinte quatro ciclos de oração, onde cada um é mais querido para Deus, Imponente e Majestoso, que a adoração por um período de quarenta anos. Assim, no Dia da Ressurreição, quando Deus reunir todos os seres humanos, desde o primeiro ao último, para realizar o cômputo (das ações), não haverá crente que tenha comparecido à oração em congregação sem que Deus lhe diminua o horror do Dia da Ressurreição e depois lhe será dito que ingresse no Paraíso”.

Bihar al-Anwar, vol. 88, p. 6

Um homem cego se apresentou ao Mensageiro de Deus (S) e disse: “Ó Mensageiro de Deus! Eu sou cego e acontece que eu escuto o chamado (para a oração) e não há quem possa levar-me (à mesquita) para integrar-me à comunidade e orar contigo”. O Profeta (S) lhe disse: “Atai uma corda da sua casa até a mesquita e compareças à oração em congregação”.

At-Tahthib, vol. 3, p. 266

Disse o Imam al-Baqir (A): "A pessoa que abandona a oração em congregação sem motivo (para isso), mas somente por má vontade e para evitar se reunir com os muçulmanos, não lhe será aceita nenhuma oração”.

Bihar al-Anwar, vol. 88, p. 11

Disse o Imam ar-Rida’ (A): "Por certo que a oração em congregação foi decretada para que a pura fé na unicidade, no Islam e na adoração a Deus seja abertamente revelada e (publicamente) manifestada, pois dessa forma e com a sua manifestação a razão de Deus, Imponente e Majestoso, será completa para a totalidade das pessoas do Oriente e do Ocidente (do mundo)...”.

Bihar al-Anwar, vol. 88, p. 12

Share this page