A Higiene no Islam
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Há três coisas (nas pessoas) que Deus ama: que se fale pouco, que se durma pouco e que se coma pouco. E há três coisas (nelas) que Ele desgosta: que se fale muito, que se durma muito e que se coma muito”.
Al Ithna'Ashariyyah, p. 92
Disse o Mensageiro de Deus (S): “ProCurai ser limpos tanto quanto possais, já que Deus, Elevado seja, construiu o Islam com base na limpeza e não ingressará no Paraíso senão todo aquele que for limpo”.
Kanz al-'Ummal, Tradição 26002
Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Ter o vício de fartar-se de comida causa vários tipos de enfermidades”.
Ghurar al-Hikam, p. 359
Imam Musa ibn Jafar, o sétimo Imam (A), disse: "Há cinco tradições que correspondem à cabeça e cinco que correspondem ao corpo. As cinco primeiras concernentes à cabeça são: escovar os dentes, aparar o bigode, pentear o cabelo e enxaguar a boca e as narinas. As outras cinco, concernente ao corpo, são: circuncisão, raspar os pêlos púbicos, depilar as axilas, cortar as unhas e limpar as partes íntimas (com água, lenço, pano, etc, sendo preferível com água)”.
Al-Khisal, p. 125
Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Quereis que vos ensines quatro coisas com as quais vós não necessitareis de qualquer tratamento médico?”. “Sim”, exclamou Imam Al-Hasan (A). Então, ‘Ali (A) disse: “Não vos senteis para comer a menos que tenhas fome e levantai-vos quando não tiverdes vos saciado ainda, mastigai bem a comida, e quando fordes dormir, ide ao banheiro (primeiro). Se vós colocardes isso em prática, não terás necessidade de nenhum tratamento médico”.
Wasa'il-ash Shi'ah, vol. 24, p. 245