A Má Amizade
Disse o Imam as-Sadiq (A): “Quem procura a companhia daqueles que insultam os amantes de Deus, está desobedecendo a Deus, Elevado seja”.
Usul al-Kafi, vol. 2, p. 379
Disse o Imam as-Sadiq (A): “Quando fordes informados de um companheiro cometendo uma ação vil, ide até ele e lhe digas: ‘Ó fulano, abstende de cometer esse pecado ou se não, mantenhas distância de mim’; então, evitai-o se ele não o fizer”.
Wasa'il-ash-Shi'ah, vol. 16, p. 146
Imam as-Sadiq (A) narrou do seu pai, Imam Muhammad Baqir (A), o qual disse que seu pai, ‘Ali ibn Al-Husayn (A), declarou: “Ó filho! Observe cinco (tipos de pessoas), de modo que não te juntes com eles, não fales com eles, nem lhes acompanhes num caminho”. Então, Imam al-Baqir (A), perguntou a seu pai quem eram eles e que ele lhes introduzisse a ele. Ele respondeu: “Abstenha-te de associar-te com o mentiroso. Ele é como uma miragem que te faz parecer próximo o que está longínquo e te faz parecer longínquo o que está próximo.
Abstenha-te de associar-te com uma pessoa imoral, pois ele te venderá pelo preço de uma migalha ou menos que isso. Abstenha-te de associar-te com o avarento, pois te privará da sua riqueza quando mais necessitares dela. Abstenha-te de associar-te com um ignorante, visto que querendo beneficiar-te, prejudicar-te-á. Abstenha-te de associar-te com quem corta seus vínculos familiares, pois eu o encontrei (tal pessoa) amaldiçoado no Livro de Deus, Imponente e Majestoso, em três ocasiões”.
Nota: Elas são: Surata al-Baqarah (2: 27); Surata Ar-Ra’d (13: 25) e Surata Muhammad (47: 22).
Al-Kafi, vol. 2, p. 641
Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A) disse: “Ó Kumayl! Dizei a verdade em qualquer circunstância. Fazei amizade com o justo e evitai os corruptos, afastai-vos dos hipócritas e não vos associais com o traidor”.
Mustadrak al-Wasa'il, vol. 12, p. 197